Desde novembro, o município de Barueri solicita à Secretaria de Estado da Saúde um maior aporte de vacinas, mas, diante do cenário nacional, os suprimentos são destinados prioritariamente a cidades consideradas em áreas de risco ou que tenham apresentado alguma ocorrência da doença recentemente.
Nesta quarta-feira (dia 17), após grande procura por parte da população nas últimas semanas, acabaram os estoques da vacina contra a febre amarela em algumas das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri, além do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que estão aplicando o medicamento.
A situação deve ser regularizada até sexta-feira (dia 19), quando mais vacinas serão enviadas ao município. Espera-se, pelo menos, a chegada de cerca de 60 mil vacinas – esse número depende da disponibilidade do medicamento pela Secretaria de Estado da Saúde. Conforme forem chegando mais vacinas, estas serão repassadas às UBSs.
Barueri está em campanha preventiva de vacinação contra a febre amarela desde o dia 29 de novembro de 2017 e, de acordo com relatório apresentado no dia 16, já foram vacinadas 113.140 pessoas.
A vacinação é preventiva e o município não apresenta nenhum caso da doença – nem em humanos e nem em macacos – há mais de 60 anos, portanto, não há motivos para pânico.
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.