Sábado passado (26) foi inaugurado a Escola do Futuro que vai atender mil alunos, do 1º ao 5º ano em tempo integral e parcerias com o Google For Education e ICE.

“Inovadora. Essa é a palavra para definir a Escola do Futuro que estamos inaugurando. Mais que uma escola, é um novo conceito de ensino, onde iremos priorizar o aluno, com foco no estímulo à criatividade e ao desenvolvimento de cada criança”, explicou o prefeito Igor Soares.

A intenção é tornar a educação de Itapevi referência nacional, como prevê o programa Educa Itapevi. Em até 20 anos, é que todas as crianças do Ensino Fundamental Ciclo I estejam estudando em tempo integral.

Os mil alunos, do 1º ao 5º ano do Ciclo I, terão 32 aulas semanais de 50 minutos cada, sendo as 23 obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, que serão as aulas de Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo.

Os alunos irão ter 4 refeições diárias (Café da manhã, Colação – distribuição de uma fruta – Almoço e Café da Tarde), além de aulas extras de natação e dança.

A estrutura

O prédio onde será a Escola do Futuro tem 6.500 metros quadrados, distribuídos em dois andares, com 28 salas de aulas, mais biblioteca, brinquedoteca, ateliê criativo, e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva, piscina aquecida, auditório para 230 pessoas e parque externo. O local conta com acessibilidade por rampa e elevadores, piso táteis e barras laterais.

Os estudantes do Cemeb Tarsila do Amaral, cujo prédio abrigará, em breve, a Fatec (Faculdade de Tecnologia), serão transferidos para a nova escola entre hoje (27) à 29 de agosto. As aulas iniciam em 2 de setembro e todos utilizarão chromebooks e plataforma Google For Education para atividades extras.

Serão 48 professores, selecionados por processo seletivo e que passaram por 40 horas de qualificação profissional, com técnicos do ICE.

Novas diretrizes

A Escola do Futuro inicia um novo conceito de educação que visa melhorar a qualidade da educação básica em toda a rede municipal de ensino e traz a possibilidade da realização de atividades pedagógicas, com foco em estimular a criatividade e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas de cada estudante.

Instituto Cacau Show, ICE e Google for Education

A metodologia será implantada por meio de ações do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entidade criada em 2003 motivada a conceber um novo modelo de escola.

A Escola também terá a plataforma Google for Education, uma nova forma de estudo dentro e fora da sala de aula, com ferramentas digitais que irão ajudar professores e alunos na exploração tecnológica de um mundo digital global.

A Escola do Futura integra o Programa Educa Itapevi, iniciativa que incluem também a vinda da primeira faculdade pública do município, da ETEC e de uma faculdade privada com cursos de medicina, passando pela reformulação das diretrizes pedagógicas e a implementação de parcerias, como o Sistema SESI de Ensino.

É um projeto de longo prazo, com previsão de mudança de paradigma na educação municipal até 2040.


Descubra mais sobre Portal Carapicuíba

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.