A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e a prefeitura de Carapicuíba, firmaram um termo de cooperação para remoção e atendimento de famílias que ocupam áreas por onde passará mais um trecho do corredor de ônibus metropolitano Itapevi-São Paulo, que tem apenas uma parte em funcionamento.
O termo de cooperação publicado oficialmente no sábado 29 de maio de 2021, se refere à implantação do viaduto de Carapicuíba.
O acordo deve durar 12 meses.
Assinatura: 24/05/2021 – Objeto: Promoção de ações articuladas, para assegurar a remoção e posterior atendimento habitacional de famílias removidas em área de abrangência de forma a permitir a implantação do corredor metropolitano ITAPEVI – SÃO PAULO – VIADUTO CARAPICUÍBA
O viaduto está previsto no cronograma de obras do Corredor Itapevi – São Paulo, elaborado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A obra do corredor ainda está sendo realizada por fases.
A estrutura vai interligar a avenida Desembargador Dr. Cunha de Abreu, o complexo viário da lagoa e o viaduto que liga Carapicuíba a Barueri.
CORREDOR METROPOLITANO ITAPEVI – SÃO PAULO
O Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo tinha funcionamento pleno previsto para 2017, mas ainda há pendências.
Trecho Itapevi – Jandira -5 km. Concluído no 1º semestre/2018, o trecho de novo viário e faixa compartilhada inclui a Estação de Transferência Itapevi, 7 Estações de Embarque e Desembarque, viaduto sobre a Rua Ameríndia e passarela sobre a via férrea.
Trecho Jandira – Terminal Carapicuíba -8,8 km – Obra do trecho de 8,8 km de viário concluída, com 9 Estações de Embarque e Desembarque e o Terminal Metropolitano de Carapicuíba.
A Estação de Transferência Barueri aguarda aprovação do novo projeto pela prefeitura de Barueri.
Trecho Terminal Carapicuíba – Osasco km 21 -2,2 km –
Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso -km 21 Osasco, em operação, atendendo 52 linhas sendo 40 metropolitanas. As obras remanescentes deste trecho viário permanecem aguardando a liberação de área ocupada às margens da ferrovia da Linha 8 da CPTM por parte da prefeitura, para obtenção da Licença de Instalação –
Trecho Km21 Osasco – Terminal Vila Yara – Osasco – 6,7 km –
Obra de reforma e ampliação do Terminal Amador Aguiar –V. Yara, em Osasco finaliza em 2020. O projeto executivo para o trecho viário está concluído e as obras de implantação e a desapropriação, aguardam liberação de recursos financeiros.
Fonte: Diário do Transporte
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.