O Governador João Doria anunciou nesta quarta (22) a marca atingida pelo Governo do Estado de 3.011 respiradores distribuídos desde o início da pandemia. Na última remessa enviada para os municípios no início da semana, a região foi beneficiada com sete novos equipamentos, sendo quatro deles para o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) e outros três para o Hospital Regional de Cotia (HRC).

Os ventiladores pulmonares possibilitam a abertura de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), garantindo atendimento aos casos graves provocados pelo novo coronavírus.

“Inicio este período à frente da Secretaria de Estado da Saúde compartilhando este importante marco: 3 mil respiradores, que significam mais 3 mil leitos de UTI na rede pública para enfrentamento à pandemia de COVID-19, com o compromisso de que qualquer paciente que precisar de atendimento será assistido”, disse o Secretário de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.

Ainda na região da Grande SP, 12 cidades receberão os equipamentos: Hospital Geral do Pirajussara (4), Hospital Geral de Itapecerica (3), Hospital Estadual de Diadema (3), Hospital Estadual de Francisco Morato (4), Hospital Estadual de Franco da Rocha (4), Hospital Geral de Guarulhos (3), Hospital Geral de Itapecerica da Serra (3), Hospital Geral de Itapevi (3), Hospital Geral de Itaquaquecetuba (3), Hospital das Clínicas de Mogi das Cruzes (3), Hospital Estadual Mario Covas de Santo André (4) e Hospital Geral Pirajussara de Taboão da Serra (4).

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8 mil leitos do tipo.

Veja também


Descubra mais sobre Portal Carapicuíba

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.