Na tarde da última segunda (27), a Polícia Civil apreendeu dois helicópteros ligados ao tráfico internacional de drogas. Uma das aeronaves foi apreendida no Aeroporto Pedro Morganti, em Piracicaba. Outro helicóptero, que também faria parte do esquema foi localizado em um heliponto em Carapicuíba.
Os trabalhos foram realizados conjuntamente por equipes da Unidade de Inteligência Policial (UIP) e da Divisão de Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba, além da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Americana, e teve o apoio do Serviço Aerotático (SAT), do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), por meio do Pelicano.
Depois de quatro meses de investigações para verificar a ligação das aeronaves com o tráfico internacional de entorpecentes, foi realizado o monitoramento de planos de voo até que foi possível, com ajuda do Pelicano avistar as duas aeronaves.
Uma delas foi abordada no aeroporto de Piracicaba. O piloto foi questionado e informou ter sido contratado para ir até o Mato Grosso do Sul para buscar uma caixa de dinheiro e levá-la até uma região próxima a Garça, no Estado de São Paulo.
Com o suspeito, foram recolhidos R$ 5 mil – parte do valor pago pelo serviço. O helicóptero, por sua vez, foi encaminhado a Americana, onde passou por perícia para verificar seu uso para o transporte de drogas, resultando positivo para cocaína no banco traseiro.
Dentro da aeronave foram localizados documentos e um telefone via satélite, ambos recolhidos.
O segundo helicóptero monitorado foi encontrado em um heliponto de Carapicuíba sem o piloto. A aeronave também passou por exames periciais e dentro dela foi encontrada uma caixa do serviço dos correios constando como destinatário o piloto do outro helicóptero abordado e o nome de outro homem no remetente. O objeto acompanhava o comprovante de recebimento e carregadores de telefone via satélite.
Esta última aeronave permaneceu no hangar da Polícia Civil no Campo de Marte, na zona norte da Capital. A ocorrência foi registrada na Dise de Americana e os dois homens, de 22 e 34 anos, são investigados.
Com informações de Jornal de Piracicaba
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.