Marcos Neves, prefeito de Carapicuíba, realizou uma transmissão ao vivo na noite desta segunda-feira (10), para comentar sobre o recente retrocesso do município para a fase laranja do Plano São Paulo de retomada econômica.
O prefeito afirma em sua transmissão que Carapicuíba é a única cidade da região Oeste que está realizando a testagem em massa afim de mapear e isolar os casos na cidade. “A transmissão do coronavírus é muito rápida e a a testagem é super importante porque você consegue isolar a pessoa q é assintomática ou que possuem pequenos sintomas e por isso nós estamos fazendo essa testagem em massa”, afirma Neves.
Marcos Neves disse também que o caso de Carapicuíba é muito específico, pois a cidade teve um aumento dos números de casos justamente por estar realizando mais testes. “Carapicuíba está tomando todas as medidas necessárias para se manter na fase amarela. O caso de Carapicuíba é específico, porque o número de casos confirmados aumentou, justamente porque estamos testando mais pessoas, diminuindo a sub-notificação e salvando mais vidas”, argumentou o prefeito.
O governo de SP informou que a sub-região Oeste regrediu para a fase laranja principalmente devido ao aumento do número de óbitos. Até esta segunda (10), Carapicuíba contabilizava 235 óbitos e 4915 de curados, totalizando 5525 casos confirmados da covid-19.
“Nós já fizemos um pedido ao governo do Estado para fazer a reavaliação, para que possamos continuar na fase amarela. Mas até lá infelizmente, estamos na fase laranja”, disse Neves. Com o rebaixamento de fase a cidade de Carapicuíba volta, na prática, a ter maiores restrições.
Na fase laranja seguem proibidos de abrir para receber clientes os bares e restaurantes, salões de beleza, academias, teatro e cinema. No caso dos serviços de alimentação, as empresas podem funcionar com delivery e drive-thru.
Nos shoppings, que vão abrir de 16h às 20h, não poderão funcionar as atividades culturais e de lazer, praça de alimentação, serviços de vallet.
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.