De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra Covid-19 pode começar a partir do dia 20 de janeiro. No entanto, em um cenário médio, a vacinação pode acontecer dia 10 de fevereiro, sendo o mais favorável para a população.

Esta projeção foi dada pelo secretário executivo da pasta, Élcio Franco, durante uma entrevista coletiva realizada na terça (29), na sede do órgão, em Brasília. Entretanto, Franco ressalta que para a imunização acontecer de uma junção de vários aspectos, principalmente por parte dos laboratórios, tendo vacinas em desenvolvimento, desde que cumpram os requisitos de registros, de forma emergencial ou definitiva.

Nas palavras de Franco: “Isso [a vacinação para o dia 20] vai depender de uma série de fatores, inclusive de logística e de laboratórios estarem em dia com o processo de submissão contínua do processo de registro com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não depende de nós, depende do laboratório cumprir sua parte”, declarou.

Vale ressaltar, que o Brasil está “atrasado” com relação aos outros países sobre a imunização da população. Reino Unido, Estados Unidos e nações da União Europeia já iniciaram seus planos de imunização. Na América do Sul, a Argentina começou a aplicar um imunizante contra a doença em públicos prioritários.

Uma das opções cogitadas pelo governo federal é a vacina Pfizer, autorizada pelos Estados Unidos e na Europa. Até agora a empresa não protocolou o pedido de autorização emergencial.

Fonte – Ministério da Saúde

Imagem – Reprodução